domingo, 9 de outubro de 2011

Como saber o shampoo e o condicionador certo.


Shampoo - com sal ou sem sal?

Os shampoos da Natura, assim como os de outros fabricantes contêm sal (cloreto de sódio) que é usado em concentrações muito baixas, somente para espessar o produto, isto é, deixá-lo com viscosidade, na consistência ideal. O Cloreto de sódio, refinado, é muito solúvel em água e é praticamente o primeiro a sair no enxágüe Na quantidade usada nos shampoos da Natura o cloreto de sódio não causa nenhum dano ao fio de cabelo.

Condicionador - por que usar?

O processo de lavagem dos cabelos aumenta a formação e acúmulo de eletricidade estática. É essencial finalizar a etapa de higiene dos cabelos usando o condicionador, indicado para o tipo de cabelo, que neutraliza as cargas iônicas geradas e garante a fixação dos ingredientes para o tratamento prolongado do couro cabeludo e dos fios. O principal papel do condicionador é o de "selar" a cutícula do cabelo e proteger o córtex no seu interior, equilibrando o nível de hidratação e reduzindo a eletricidade estática. A superfície do cabelo torna-se mais homogênea, reforçando o brilho e o aspecto natural.

Lavar os cabelos todos os dias - sim ou não?

Conforme o guia de Consultoria Natura, lavar ou não os cabelos todos os dias depende das características de cada pessoa. Contudo, é preciso verificar as condições dos cabelos antes de lavá-los todos os dias. Se eles estiverem ressecados ou danificados por utilização de produtos químicos ou por outros motivos, podem ficar ainda mais prejudicados. O uso contínuo de produtos para modelar os cabelos, como spray ou gel, por exemplo, tendem a "acostumar" os fios, que passam a não responder aos ativos do shampoo, ficando pesados e sem vida, devido a um acúmulo de resíduos nas escamas capilares. Nesses casos, o ideal é usar uma vez por semana Natura Ultraplant, shampoo anti-resíduos, que combina os ativos naturais gengibre e hortelã a uma fórmula exclusiva que limpa profundamente os cabelos, devolvendo sua vitalidade sem ressecá-los. Ele retira esse acúmulo e ajuda a recuperar o estado original do cabelo, e você pode manter o uso do seu shampoo preferido.

Tipos de cabelos e o shampoo ideal

Cabelos Normais: são naturalmente macios, sedosos e brilhantes. Tem volume adequado e não apresentam ressecamento ou oleosidade excessiva. Porem a exposição à poluição, ao sol, calor e vento prejudica os fios. Natura Poliplant limpa sem agredir os fios e o couro cabeludo.  Protege e mantém o brilho e equilíbrio naturais.

Cabelos secos e ressecados: apresentam pouca oleosidade natural nos fios, ficando quebradiços, frágeis e opacos. Natura Nutriplantconfere maciez e resistência aos fios, devolvendo sua maciez.

Cabelos oleosos: - apresentam oleosidade natural excessiva, e por isso, perdem volume, ficando com aspecto pesado e azeitoso ao longo do dia.  Natura Cristalplant limpa e retira a oleosidade excessiva deixando os fios soltos e com volume ao longo do dia.

Cabelos mistos: - apresentam oleosidade na raiz e são ressecados ou danificados nas pontas. Natura Mixplant é a linha a base de ativos naturais que proporciona equilíbrio da oleosidade na raiz ao mesmo tempo em que promove hidratação e maciez às pontas dos cabelos.

Cabelos cacheados: - apresentam delicados cachos e ondulações. Eles tendem a ser frágeis e ressecados, pois a curvatura dificulta a migração da oleosidade do couro cabeludo para as pontas. Natura Controlplant é a linha especialmente desenvolvida para manter os cabelos macios e hidratados ao longo do dia com cachos definidos e sem fios fora do lugar.

Cabelos crespos: - possuem fios enrolados desde a raiz. Ficam ressecados, difíceis de pentear e com excesso de volume. Embora pareçam fortes e grossos são frágeis e precisam de tratamento intensivo. Natura Hidraplant é uma linha que deixa os fios hidratados, macios e com menos volume.

Cabelos alisados e danificados: - Os cabelos alisados quimicamente ou pelo uso de escova e chapinha sofrem danos na estrutura dos fios. As cutículas do fio se abrem e deixam os fios fracos, quebradiços, sem vida. Natura Vitaplant é um Sistema de Tratamento que combina Óleo de Sésamo e Extrato de Amoreira Branca, a uma fórmula exclusiva que reestrutura os fios, tornando-os mais hidratados e protegidos.

Cabelos tingidos ou com mechas: - Natura Colorplant é um sistema de tratamento que combina extrato de açaí e óleo de semente de uva a uma fórmula exclusiva para ajudar a preservar a cor dos cabelos tingidos por mais tempo. Proporciona proteção da cor e luminosidade aos cabelos.

Cabelos expostos ao sol: - no verão os cabelos são frequentemente expostos ao sol, vento, mar e piscina. Esses agentes causam ressecamento, perda da resistência e elasticidade. Natura UVplant é um Sistema de Tratamento que combina Manteiga de Manga e Extrato de Água de Coco a uma fórmula exclusiva para deixar os fios extra hidratados, brilhantes e protegidos dos efeitos do verão. Protege dos raios UV por até 12 horas.

Cabelos longos: - Natura Lumiplant é um sistema de tratamento que combina Extrato de algas marinhas e óleo de Macadâmia a uma fórmula exclusiva deixando os cabelos longos mais resistentes e brilhantes.

Cabelos quebradiços: - Natura Fortiplant oferece resistência da raiz até as pontas, o que evita a formação de pontas duplas. Limpa os cabelos, fortalecendo e integrando a estrutura dos fios em todo o seu comprimento para deixá-los mais resistentes às agressões mecânicas do dia a dia (fazer escova, prender, etc.), evitando a quebra e a formação de pontas duplas.

Cabelos com caspa: - Natura Activeplant combate a caspa e alivia a coceira no couro cabeludo sem ressecar os fios, deixando-os macios e brilhantes. Eficácia no combate às caspas, brilho e maciez.

Cuidados importantes

A combinação sal, cloro, sol e clima seco danificam a estrutura do fio. Os cabelos secos ficam ressecados, os oleosos ficam sem hidratação e os tingidos ficam desbotados e sem vida.
Use Máscara de Tratamento intensivo de acordo com seu tipo de cabelo, sejam eles crespos, secos, lisos, tingidos, cacheados ou alisados. As máscaras protegem, hidratam, proporcionam brilho e amaciam. Servem, sobretudo, para recuperar fios danificados e ressequidos e devem ser aplicadas duas ou três vezes por semana.

Férias, lazer e Verão

Antes do mergulho, utilize produtos que, além de proporcionar proteção contra os raios UVA, também sejam resistentes à água.

Use produtos sem enxágüe (leave-in) que protegem dos raios UVA, como o Creme Protetor Iluminador Uvplant: um tratamento intensivo para uso diário. Desembaraça e realça a luminosidade dos cabelos. Deixa os fios extra hidratados, livres da ação do cloro e sal do mar e protegidos dos raios UV, por até 12 horas.
Use chapéu: além de dar um toque charmoso, esse acessório protege os cabelos e o rosto das agressões do sol.

Natura preocupada com o impacto ambiental foi a pioneira no desenvolvimento do REFIL para produtos de alto consumo no Brasil, como shampoos, condicionadores, máscaras, hidratantes, anti-sinais e desodorantes.

Por que usar o refil?

Ele reduz, em média, pela metade o impacto ambiental causado em relação a sua embalagem regular.
A embalagem regular pode ser utilizada várias vezes, diminuindo o descarte no meio ambiente.
O custo final do produto é menor: cerca de 20% a 30% a menos do que com a embalagem regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário